Pé Metatarso Varo Congênito
O Pé Metatarso Varo é uma deformidade comum do pé observada ao nascer, que faz com que a metade da frente do pé, ou antepé, se volte para dentro.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por um médico com base em uma anamnese completa, incluindo a história de nascimento da criança e histórico familiar, além do exame físico. Durante o exame, o ortopedista pediátrico realiza a manobra de manipulação passiva, aplicando uma leve pressão no antepé, enquanto mantém o calcanhar firme, para verificar se o antepé e o calcanhar podem ser alinhados. Se sim, o pé é classificado como flexível. Se for mais difícil alinhar o antepé com o calcanhar, o pé é considerado não flexível ou rígido. Geralmente, exames de imagem não são necessários, mas em casos de outras deformidades associadas, um raio-X pode ser solicitado.
Tratamentos
O tratamento tem como objetivo endireitar a parte dianteira do pé e o calcanhar. As opções variam de acordo com cada criança e podem incluir:
– Observação
– Manipulação passiva
– Aparelho gessado seriado
– Órteses
– Cirurgia
Estudos mostram que o Pé Metatarso Varo pode se resolver espontaneamente com manipulação passiva na maioria das crianças, mas cada caso deve ser avaliado por um ortopedista pediátrico. Em casos onde o tratamento conservador não surte efeito, pode ser necessário o uso de gesso. Os moldes de gesso são trocados a cada uma ou duas semanas pelo ortopedista.
Órteses, como botas ortopédicas e dispositivos noturnos, como o Denis Brown, são utilizados quando a criança começa a andar. Para os casos em que o pé é muito rígido ou grave e não responde aos tratamentos anteriores, pode ser necessária uma cirurgia para liberar as articulações do antepé. É importante que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível para garantir melhores resultados.